Design de Games
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Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 - Introdução e conceitos básicos de design de games
O que é um game e quem são os designers de games.
Módulo 2 - Tema, conceito e arquétipos
Como um tema conecta os pontos dentro de um game e como encontrar estereótipos e arquétipos, usando exemplos reais da indústria.
Módulo 3 - Design narrativo
O que é design narrativo. Narração de histórias em jogos. Apresentação da trama e construção da composição das histórias. Ferramentas do roteirista e métodos usados para escrever diálogos para jogos. Estrutura dos documentos de script para jogos.
Módulo 4 - Princípios do Level Design
Por que um cenário precisa de trauma e que tipos de trauma existem? Exemplos de cenários bem-sucedidos em jogos reais.
Módulo 5 - Jogabilidade e mecânica de jogo
O que é jogabilidade (Gameplay) e qual é a sua estrutura. Mecânica de jogo e ciclos. Jogabilidade no contexto da mecânica do jogo e suas interações. Estrutura de jogabilidade.
Módulo 6 - Personagens
Regras básicas para criação de um herói convincente e como criar uma conexão entre os sentimentos do jogador e do herói.
Módulo 7 - Espaço e recursos do NPC (non-player characters)
Ações para o jogador. Trabalho com primitivas espaciais. Análise na base do exemplo de um jogo de tiro em primeira pessoa e estratégia baseada em turnos.
Módulo 8 - Objetivo do jogo e escolha do jogador
Tipos de escolhas de jogos, criação de maneiras de superação de obstáculos e vinculação de escolhas a objetivos que se definem. Análise na base do exemplo de uma estratégia em tempo real.
Módulo 9 - Regras do jogo e ensinamento dos jogadores
Como o jogo se comunica com o jogador, tipos de sinais do jogo, tipos de tutoriais. Análise na base de exemplos de jogos famosos.
Módulo 10 - Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
Como descrever seu jogo, criar documentos de design, mapas mentais e fluxogramas. Escolha de arquitetura, tecnologia e mecanismo de jogo. Gráficos 2D e 3D, design de som. Sistemas de interação do jogador com o ambiente de jogo.
Módulo 11 - Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
A estrutura do estúdio de jogos e os papéis dos participantes do projeto. Cooperação de equipe, definição de tarefas e planejamento de desenvolvimento, gestão de prototipagem e criação de conteúdo de jogos.
Módulo 12 - Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
Sistemas de gerenciamento de documentos, controle de versões e configuração de tarefas, etapa Vertical Slice, início do teste do projeto.
Módulo 1 - Introdução e conceitos básicos de design de games
O que é um game e quem são os designers de games.
Módulo 2 - Tema, conceito e arquétipos
Como um tema conecta os pontos dentro de um game e como encontrar estereótipos e arquétipos, usando exemplos reais da indústria.
Módulo 3 - Design narrativo
O que é design narrativo. Narração de histórias em jogos. Apresentação da trama e construção da composição das histórias. Ferramentas do roteirista e métodos usados para escrever diálogos para jogos. Estrutura dos documentos de script para jogos.
Módulo 4 - Princípios do Level Design
Por que um cenário precisa de «trauma» e que tipos de «trauma» existem? Exemplos de cenários bem-sucedidos em jogos reais.
Módulo 5 - Jogabilidade e mecânica de jogo
O que é jogabilidade (Gameplay) e qual é a sua estrutura. Mecânica de jogo e ciclos. Jogabilidade no contexto da mecânica do jogo e suas interações. Estrutura de jogabilidade.
Módulo 6 - Personagens
Regras básicas para criação de um herói convincente e como criar uma conexão entre os sentimentos do jogador e do herói.
Módulo 7 - Espaço e recursos do NPC (non-player characters)
Ações para o jogador. Trabalho com primitivas espaciais. Análise na base do exemplo de um jogo de tiro em primeira pessoa e estratégia baseada em turnos.
Módulo 8 - Objetivo do jogo e escolha do jogador
Tipos de escolhas de jogos, criação de maneiras de superação de obstáculos e vinculação de escolhas a objetivos que se definem. Análise na base do exemplo de uma estratégia em tempo real.
Módulo 9 - Regras do jogo e ensinamento dos jogadores
Como o jogo se comunica com o jogador, tipos de sinais do jogo, tipos de tutoriais. Análise na base de exemplos de jogos famosos.
Módulo 10 - Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
Como descrever seu jogo, criar documentos de design, mapas mentais e fluxogramas. Escolha de arquitetura, tecnologia e mecanismo de jogo. Gráficos 2D e 3D, design de som. Sistemas de interação do jogador com o ambiente de jogo.
Módulo 11 - Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
A estrutura do estúdio de jogos e os papéis dos participantes do projeto. Cooperação de equipe, definição de tarefas e planejamento de desenvolvimento, gestão de prototipagem e criação de conteúdo de jogos.
Módulo 12 - Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
Sistemas de gerenciamento de documentos, controle de versões e configuração de tarefas, etapa Vertical Slice, início do teste do projeto.
Bloco 2: PRO
Módulo 1 - Projeção e prototipagem
Estrutura do projeto. Fundamentos de prototipagem de jogos e de mecânica de jogos, princípios de nomeação e estruturação de um projeto. Depuração de código e princípios de realização de teste.
Módulo 2 - Balanceamento de sistemas de jogos
Métodos para equilibrar sistemas de jogos. Balanceamento de sistemas probabilísticos. Cálculo de queda de loot box. Cálculos de probabilidade de drop. Balanceamento de sistemas de jogos e economia de jogos. Balanceamento de jogabilidade.
Módulo 3 - Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
Principais recursos do ambiente de desenvolvimento Unity. Construções de controle e matrizes.
Módulo 4 - Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4
Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4. Navegação no editor, estrutura da cena e técnicas de trabalho com objetos.
Módulo 5 - Fundamentos da programação visual com Blueprints
Princípios gerais de programação. Variáveis e expressões lógicas, programação funcional (funções), programação orientada a objetos (classes e herança).
Módulo 6 - Personagem principal e inimigos
Criação de personagem e gerenciamento - a prática de criação de personagem e multidão. Design de som das ações do personagem. Criação de NPC e IA simples.
Módulo 7 - Interface do usuário
Interação com o jogo, interface e usabilidade: criação de interface para o jogador, o menu principal e o menu do jogo. Características tecnológicas de plataformas e diferenças de gênero. Criação de modelos de interface para UI designer.
Módulo 8 - Preenchimento do mundo do jogo
Ambiente e ações básicas. Design de som. Iluminação. Ferramentas universais de um designer de games, analisamos usando exemplos de jogos reais.
Módulo 9 - Níveis. Montagem do jogo
Ferramentas de preenchimento de nível e elementos interativos para interação. Conexão de níveis em uma cadeia de progressão. Princípios básicos de renderização e otimização. Desenvolvimento de construções de jogo development e shipping. Montagem do jogo e dicas úteis.
Módulo 10 - Design do espaço e documentação
Design do espaço no contexto da geometria, psicologia da percepção visual e do tempo. Desenvolvimento de documentação preliminar para criação de níveis na base de exemplo. Montagem do nível no Unreal Engine (construindo com cubos cinzas). Montagem final do nível de teste no UE (assets de teste). Balanceamento de jogabilidade e economia no nível (na base de exemplo).
Módulo 11 - Lançamento do jogo
Análise do mercado e a lista de tarefas para um produtor de jogos, trabalho com uma editora, riscos. Etapas antes do lançamento: promoção e trabalho com a comunidade, a primeira etapa do lançamento, lançamento, desenvolvimento do modelo financeiro do projeto.
Módulo 12 - Marketing e Venda de Jogos. Suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos: monetização de jogos, jogos como negócio. Ferramentas de coleta e análise de estatísticas. As principais métricas para avaliação do comportamento dos jogadores. Operação do jogo (suporte pós-lançamento).

Trabalho final.
Módulo 13 - Bônus, truques táticos de designer de games
Vamos resumir tudo o que aprendemos sobre design de games e falar mais detalhadamente sobre as ferramentas práticas e lifehacks.
Módulo 1 - Projeção e prototipagem
Estrutura do projeto. Fundamentos de prototipagem de jogos e de mecânica de jogos, princípios de nomeação e estruturação de um projeto. Depuração de código e princípios de realização de teste.
Módulo 2 - Balanceamento de sistemas de jogos
Métodos para equilibrar sistemas de jogos. Balanceamento de sistemas probabilísticos. Cálculo de queda de loot box. Cálculos de probabilidade de drop. Balanceamento de sistemas de jogos e economia de jogos. Balanceamento de jogabilidade.
Módulo 3 - Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
Principais recursos do ambiente de desenvolvimento Unity. Construções de controle e matrizes.
Módulo 4 - Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4
Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4. Navegação no editor, estrutura da cena e técnicas de trabalho com objetos.
Módulo 5 - Fundamentos da programação visual com Blueprints
Princípios gerais de programação. Variáveis e expressões lógicas, programação funcional (funções), programação orientada a objetos (classes e herança).
Módulo 6 - Personagem principal e inimigos
Criação de personagem e gerenciamento - a prática de criação de personagem e multidão. Design de som das ações do personagem. Criação de NPC e IA simples.
Módulo 7 - Interface do usuário
Interação com o jogo, interface e usabilidade: criação de interface para o jogador, o menu principal e o menu do jogo. Características tecnológicas de plataformas e diferenças de gênero. Criação de modelos de interface para UI designer.
Módulo 8 - Preenchimento do mundo do jogo
Ambiente e ações básicas. Design de som. Iluminação. Ferramentas universais de um designer de games, analisamos usando exemplos de jogos reais.
Módulo 9 - Níveis. Montagem do jogo
Ferramentas de preenchimento de nível e elementos interativos para interação. Conexão de níveis em uma cadeia de progressão. Princípios básicos de renderização e otimização. Desenvolvimento de construções de jogo development e shipping. Montagem do jogo e dicas úteis.
Módulo 10 - Design do espaço e documentação
Design do espaço no contexto da geometria, psicologia da percepção visual e do tempo. Desenvolvimento de documentação preliminar para criação de níveis na base de exemplo. Montagem do nível no Unreal Engine (construindo com cubos cinzas). Montagem final do nível de teste no UE (assets de teste). Balanceamento de jogabilidade e economia no nível (na base de exemplo).
Módulo 11 - Lançamento do jogo
Análise do mercado e a lista de tarefas para um produtor de jogos, trabalho com uma editora, riscos. Etapas antes do lançamento: promoção e trabalho com a comunidade, a primeira etapa do lançamento, lançamento, desenvolvimento do modelo financeiro do projeto.
Módulo 12 - Marketing e Venda de Jogos. Suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos: monetização de jogos, jogos como negócio. Ferramentas de coleta e análise de estatísticas. As principais métricas para avaliação do comportamento dos jogadores. Operação do jogo (suporte pós-lançamento).

Trabalho final.
Módulo 13 - Bônus, truques táticos de designer de games
Vamos resumir tudo o que aprendemos sobre design de games e falar mais detalhadamente sobre as ferramentas práticas e lifehacks.
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