UX Design
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Programação
Módulo 1 - Design de Interface na Era Digital. CX/UX e UI
Parte introdutória sobre a importância do design na era do cliente. A definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar

  • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
  • Importancia do design
  • Definições de UX e UI design
  • Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - Mapa de empatia e Design Thinking
Vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.

  • Design da experiência do usuário
  • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
  • Duplo Diamante do design thinking
    • Comentar brevemente sobre o fato de existir diversos métodos
    • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
  • A relação entre UX e design thinking
Módulo 3 - Usabilidade
Vamos aprender como projetar protótipos de vários níveis. Aprenderemos variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

  • O que é usabilidade
  • Princípios e diretrizes de Usabilidade
  • Heurística de Nielsen
  • Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 4 - Arquitetura De Informação e Navegação
No nível de um site ou aplicativo inteiro, a arquitetura das informações determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.

  • O que é Arquitetura de Informação?
  • Sistemas da Arquitetura de Informação
  • Os entregáveis
  • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informaçã
Módulo 5 - UX Research e sua importância
O objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. Coletamos e analisamos informação para melhorar a experiência do usuário.

  • Por que devemos pesquisar?
  • Quando é o melhor momento para pesquisar?
  • Tipos de pesquisa e conceitos:
    • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
    • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
  • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando Pesquisa e definindo o problema
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.

  • Mapa de afinidade
  • Mapa de Empatia
  • Mapa de jornada do usuário
  • Personas
  • Declarações "How we might"
  • Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Teste de protótipo e loop de aprimoramento
Este módulo abordará várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

  • A importância da prototipação
    • Design iterativo
    • O conceito de Mágico de Oz
    • Teste de Usabilidade
  • Tipos de protótipos e aplicação
  • Paper First, pixel after
  • Técnicas de prototipagem de papel
  • Práticas recomendadas para wireframing
  • Práticas recomendadas para protipagem em alta fidelidade
  • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 8 - Leis de UX
Neste módulo, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface do usuário.

  • O efeito da usabilidade estética
  • Principios da Gestalt
    • Região Comum
    • Proximidade
    • Similariedade
    • Conexão Uniforme
  • Efeito Von Restorff
  • Lei de Fitts
  • Lei de Hick
  • Lei de Jakob
  • Lei de Miller
  • Princípio de Pareto
  • Efeito de posição sequencial
  • Regra do Pico-Fim
Módulo 9 - Princípios básicos de UI
Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.

  • Interface/Experiência mobile x desktop
    • Projetando interfaces Mobile
    • Projetando interfaces Desktop
  • Alinhamento
  • Balanço
  • Preenchimento e espaço em branco
  • Contraste
  • Grades e alinhamento
  • Sequência
Módulo 10 - Design emocional
Examinamos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Veja e sinta o cuidado de como a interface me faz sentir antes, durante e depois de usá-la.

  • Componentes da aparência e das sensações
  • Paletas de cores
  • Iconografia
  • Tipografia
  • Ilustrações
  • Atração
  • Quadro de avisos
  • Esquemas de design
  • Instrumento
Módulo 11 - Métricas em UX
Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se de fato estamos melhorando o produto?

As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
  • envolvimento do usuário
  • o negócio
  • atendimento ao cliente.
Módulo 12 - Processos de design: construção e dimensionamento
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.

  • Estrutura atômica
  • Design System
  • Lean UX
  • Workshops e Design Sprint
Módulo 13 - Portfolio em UX
Você vai aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste até entrevistas e propostas de emprego.
    Módulo 1 - Design de Interface na Era Digital. CX/UX e UI
    Parte introdutória sobre a importância do design na era do cliente. A definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar

    • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
    • Importancia do design
    • Definições de UX e UI design
    • Cases que afetaram o mercado
    Módulo 2 - Mapa de empatia e Design Thinking
    Vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.

    • Design da experiência do usuário
    • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
    • Duplo Diamante do design thinking
      • Comentar brevemente sobre o fato de existir diversos métodos
      • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
    • A relação entre UX e design thinking
    Módulo 3 - Usabilidade
    Vamos aprender como projetar protótipos de vários níveis. Aprenderemos variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

    • O que é usabilidade
    • Princípios e diretrizes de Usabilidade
    • Heurística de Nielsen
    • Entendendo a Avaliação Heurística
    Módulo 4 - Arquitetura De Informação e Navegação
    No nível de um site ou aplicativo inteiro, a arquitetura das informações determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.

    • O que é Arquitetura de Informação?
    • Sistemas da Arquitetura de Informação
    • Os entregáveis
    • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informaçã
    Módulo 5 - UX Research e sua importância
    O objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. Coletamos e analisamos informação para melhorar a experiência do usuário.

    • Por que devemos pesquisar?
    • Quando é o melhor momento para pesquisar?
    • Tipos de pesquisa e conceitos:
      • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
      • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
    • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
    Módulo 6 - Sintetizando Pesquisa e definindo o problema
    Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.

    • Mapa de afinidade
    • Mapa de Empatia
    • Mapa de jornada do usuário
    • Personas
    • Declarações "How we might"
    • Definição de POV - (Point of view)
    Módulo 7 - Teste de protótipo e loop de aprimoramento
    Este módulo abordará várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

    • A importância da prototipação
      • Design iterativo
      • O conceito de Mágico de Oz
      • Teste de Usabilidade
    • Tipos de protótipos e aplicação
    • Paper First, pixel after
    • Técnicas de prototipagem de papel
    • Práticas recomendadas para wireframing
    • Práticas recomendadas para protipagem em alta fidelidade
    • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
    Módulo 8 - Leis de UX
    Neste módulo, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface do usuário.

    • O efeito da usabilidade estética
    • Principios da Gestalt
      • Região Comum
      • Proximidade
      • Similariedade
      • Conexão Uniforme
    • Efeito Von Restorff
    • Lei de Fitts
    • Lei de Hick
    • Lei de Jakob
    • Lei de Miller
    • Princípio de Pareto
    • Efeito de posição sequencial
    • Regra do Pico-Fim
    Módulo 9 - Princípios básicos de UI
    Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.

    • Interface/Experiência mobile x desktop
      • Projetando interfaces Mobile
      • Projetando interfaces Desktop
    • Alinhamento
    • Balanço
    • Preenchimento e espaço em branco
    • Contraste
    • Grades e alinhamento
    • Sequência
    Módulo 10 - Design emocional
    Examinamos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Veja e sinta o cuidado de como a interface me faz sentir antes, durante e depois de usá-la.

    • Componentes da aparência e das sensações
    • Paletas de cores
    • Iconografia
    • Tipografia
    • Ilustrações
    • Atração
    • Quadro de avisos
    • Esquemas de design
    • Instrumento
    Módulo 11 - Métricas em UX
    Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se de fato estamos melhorando o produto?

    As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
    • envolvimento do usuário
    • o negócio
    • atendimento ao cliente.
    Módulo 12 - Processos de design: construção e dimensionamento
    Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.

    • Estrutura atômica
    • Design System
    • Lean UX
    • Workshops e Design Sprint
    Módulo 13 - Portfolio em UX
    Você vai aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste até entrevistas e propostas de emprego.
      Escola online das profissões mais procuradas
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